Após uma intensa chuva em Florianópolis, 13 turistas ficaram ilhados na cachoeira do Poção, localizada no Córrego Grande. O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) foi acionado para resgatar as quatro crianças e nove adultos.
Segundo relatos, o grupo estava visitando a cachoeira quando, durante um banho, foram surpreendidos pelo aumento súbito do nível do rio, causado pela chuva intensa. O fenômeno conhecido como “Cabeça d’água” foi apontado pelos bombeiros como a causa desse aumento repentino do rio.
As equipes dos bombeiros se deslocaram até o local e, por volta das 19h, encontraram o grupo já caminhando pela trilha, sem relatos de feridos. O Cabeça d’água é um fenômeno perigoso, caracterizado por um rápido aumento do nível da água e da vazão, representando riscos para quem está no leito do rio, como banhistas, escaladores e turistas.
A Associação Brasileira de Recursos Hídricos explica que esse fenômeno ocorre em rios e córregos de grande declividade, especialmente em cachoeiras ao longo de serras e montanhas. Diante do perigo que representa, é essencial que as pessoas estejam cientes dos fenômenos naturais ao visitar esses locais e sigam as orientações de segurança para evitar situações de risco. O respeito às condições climáticas é fundamental para garantir a segurança de todos.