Florianópolis acaba de ganhar um importante aliado no combate à violência. O Governo do Estado inaugurou o Espaço Acolher Floripa, um local inovador no Brasil que oferece atendimento especializado a vítimas de violência na Grande Florianópolis. Este serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, e está localizado no Multihospital de Florianópolis, no antigo aeroporto da cidade.
O Espaço Acolher Floripa é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde, a Polícia Civil e Científica, e a Prefeitura de Florianópolis. Essa união permite que, pela primeira vez, serviços de saúde e segurança pública trabalhem juntos em um mesmo espaço. Essa integração visa oferecer um atendimento mais eficiente, acolhedor e seguro, evitando que as vítimas tenham que se deslocar para diferentes locais e que passem por uma revitimização ao contar suas histórias repetidamente.
O espaço é dedicado a acolher vítimas de diferentes formas de violência, incluindo violência sexual, física e psicológica. Estarão disponíveis serviços de saúde integral, como consultas de enfermagem, acolhimento psicossocial, e profilaxia para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Além disso, haverá coleta e realização de exames laboratoriais e serviços da Polícia Científica e Polícia Civil, tudo no mesmo local.
A estrutura foi pensada para atender crianças e adolescentes até 14 anos, mulheres e pessoas trans em situação de violência. O atendimento pode ser procurado de forma espontânea, sem necessidade de agendamento, ou por encaminhamento de outras instituições, como a rede de saúde e segurança pública ou hospitais de referência.
Com o Espaço Acolher Floripa, o Estado de Santa Catarina busca oferecer um cuidado mais qualificado e humanizado às vítimas de violência, proporcionando um ambiente onde elas possam receber todo o suporte necessário de forma integrada e eficiente. Essa iniciativa é um passo importante para melhorar os índices de violência e garantir que as vítimas recebam o atendimento que merecem, de maneira digna e respeitosa.
Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!