Walter Orthmann, um exemplo de dedicação e longevidade no trabalho, faleceu aos 102 anos nesta sexta-feira, 2 de agosto, em Brusque, Santa Catarina. Orthmann ficou conhecido mundialmente por seu impressionante recorde de 86 anos de serviço contínuo na mesma empresa, a fábrica de tecidos RenauxView. Esse feito extraordinário o levou a entrar para o Guinness Book como a pessoa com a carreira mais longa na mesma empresa.
Sua trajetória profissional começou em 17 de janeiro de 1938, quando, aos 15 anos, iniciou sua carreira na RenauxView como empregado da expedição. Naquela época, ele era responsável por enrolar, etiquetar e separar tecidos. Ao longo dos anos, Orthmann foi assumindo novas funções na empresa, trabalhando como office-boy, assistente administrativo e, eventualmente, se tornando gerente de vendas, cargo que ocupou até o fim de sua vida.
LEIA TAMBÉM: Quais as diferenças entre home office, teletrabalho e trabalho externo e qual é a melhor opção para o empregador?
LEIA TAMBÉM: Empregado pode ser demitido após o retorno das férias?
LEIA TAMBÉM: Descubra se o empregado é obrigado a trabalhar no Natal e no Ano Novo
A vida profissional de Walter Orthmann foi marcada por muitas mudanças e inovações. Ele viveu para ver a empresa passar por transformações significativas e, durante sua carreira, recebeu salários em nove moedas diferentes. Em uma de suas lembranças mais marcantes, Orthmann contou sobre a primeira vez que utilizou uma calculadora, trazida da Alemanha, e como, no início, ainda conferia os resultados manualmente, desconfiado da novidade.
LEIA TAMBÉM: Hotel de Jurerê em Florianópolis é condenado a indenizar Recepcionista deficiente por demissão discriminatória
LEIA TAMBÉM: Saiba o que é “Contribuição Concomitante” e como isso pode te ajudar a aumentar o valor da sua aposentadoria
LEIA TAMBÉM: Carteira de Trabalho Digital: Simplicidade e Benefícios ao Alcance de Todos; Saiba mais
Em 2022, sua dedicação foi reconhecida pela Justiça do Trabalho, quando recebeu a insígnia da Ordem Catarinense do Mérito Judiciário do Trabalho, uma das mais altas honrarias do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC). A cerimônia de condecoração aconteceu na própria sede da RenauxView, onde Orthmann passou praticamente toda a sua vida profissional.
A RenauxView, em comunicado, confirmou o falecimento de Walter Orthmann, que morreu em casa, de causas naturais. A empresa lamentou profundamente a perda, destacando que ele “deixa um grande vazio no cotidiano” e expressou sua solidariedade aos familiares. A vida de Walter Orthmann será lembrada como um símbolo de comprometimento e paixão pelo trabalho, inspirando muitas gerações a seguir seu exemplo.
Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!