Um projeto coletivo que agora é realidade: foi inaugurado em Biguaçu, na última sexta-feira (2), o Espaço de Convivência Infantil Guarani Kyringue Arandua (Sabedoria das Crianças). A unidade, que fica na Aldeia M´Biguaçu Yynn Moroti Whera, será inicialmente frequentada por 12 crianças, com idade entre 3 e 6 anos. O espaço funcionará como um lugar de preservação e transmissão dos saberes ancestrais da cultura Guarani aos pequenos indígenas.
Literalmente muitas pessoas colocaram as mãos na massa para que a unidade fosse construída. Com doações e realização de eventos culturais, membros da aldeia e apoiadores ergueram a estrutura, seguindo a tradição indígena e técnicas de bioconstrução, com materiais naturais. Assim como uma criança, foram nove meses para a formação e entrega do espaço.
Já a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), será responsável pela contratação e pagamento de dois professores com Licenciatura Intercultural Indígena Pedagogia Guarani ou Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica. Além disso, a Semed entregou os materiais didáticos, de expediente e de limpeza, bem como toda a mobília da unidade. A alimentação das crianças também será custeada pela Secretaria, com cardápio especialmente montado para a unidade, após visita prévia das nutricionistas da Semed.
“As crianças serão alunas da rede municipal de ensino e na sexta-feira já lançamos o edital para a seleção dos profissionais com a devida formação específica para atuar na unidade, sendo que os mesmos precisam ser indígenas e manter laços familiares, econômicos, sociais e culturais com a aldeia”, explica o secretário de Educação, Oscar Silva Neto. A expectativa é de que as aulas já iniciem em 12 de junho.
A construção da unidade foi idealizada pela professora e pesquisadora Silvana Mindua Verissimo, integrante da comunidade indígena. “A ideia veio com a observação da infância na aldeia, e o sonho hoje é uma realidade. O objetivo é a valorização da infância e olhar para o futuro das crianças, fortalecendo os laços com as famílias e os costumes da cultura Guarani por meio da educação”, explicou Mindua.
Durante a inauguração do espaço, houve exibição de filmes curtas-metragens sobre a cultura Guarani e a construção da estrutura, bem como apresentação do coral indígena Nuvens Azuis.
Além do secretário Oscar, estiveram presentes à cerimônia a cacica Celita Antunes, e o coordenador regional da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Hyral Moreira, servidores da Semed, apoiadores do projeto e integrantes da aldeia.
Na oportunidade, foi assinado o Termo de Cessão de Uso entre a Prefeitura e a associação de moradores da comunidade indígena, que possibilita a abertura da turma pré-escolar na unidade, e foram entregues os kits de materiais escolares que serão utilizados pelos alunos.
O edital para a contratação dos professores está disponível em www.bigua.sc.gov.br, aba Transparência/Editais e Publicações ou CLIQUE AQUI.