Uma universitária de 23 anos, estagiária da Justiça Federal em Santa Catarina, foi presa nesta terça-feira (25) no bairro Ingleses, em Florianópolis. Ela é suspeita de acessar ilegalmente processos sigilosos e repassar informações a uma facção criminosa. A jovem, que cursava o oitavo semestre de direito em uma universidade privada, teria consultado documentos confidenciais pelo menos três vezes.
A Polícia Civil chegou até a estagiária após identificar sua ligação com outra investigada, presa em agosto de 2024. As duas teriam se conhecido quando estagiaram juntas na Justiça estadual. O nome da universitária já estava sendo monitorado e, durante a operação desta terça-feira, os agentes da Draco (Delegacia de Repressão ao Crime Organizado) apreenderam dois computadores e dois celulares para análise.

A jovem teria acessado dados de investigações sobre tráfico de drogas e organizações criminosas conduzidas por três delegacias especializadas. Esses processos envolviam integrantes de uma facção criminosa com atuação na região de Florianópolis. Agora, a universitária deve responder pelos crimes de associação ao tráfico, organização criminosa e violação de sigilo funcional.
Essa não é a primeira vez que um caso assim acontece em Santa Catarina. Em agosto de 2024, uma outra estudante de direito, que fazia estágio em uma Vara da Família na capital, também foi presa por vazar informações sigilosas de uma grande operação policial. Na época, a Polícia Civil descobriu que ela acessou diversas vezes documentos da Operação Tio Patinhas, que mirava integrantes de uma facção criminosa. Com os dados vazados, muitos suspeitos conseguiram escapar antes das prisões.
As investigações indicam que a estudante presa em agosto pode ter contado com a ajuda de advogados para conseguir acessar o sistema e fornecer as informações aos criminosos. Agora, com a nova prisão, a Polícia Civil continua aprofundando o caso para entender o tamanho da rede envolvida no vazamento de dados sigilosos.
Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!