Os mais de 530 mil estudantes da Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina retornam às aulas nesta segunda-feira, 29 de julho. Durante o recesso escolar, a Secretaria de Estado da Educação (SED) organizou a Semana Pedagógica em conjunto com as Coordenadorias Regionais de Educação e as escolas, promovendo formações para professores e demais profissionais da educação.
LEIA TAMBÉM: Estudante de SC tem direito a curso preparatório GRATUITO para o Enem; Veja como usufruir
LEIA TAMBÉM: Estudantes de SC da rede pública ou privada podem se inscrever para as Olimpíadas Nacional de Eficiência Energética com premiação
LEIA TAMBÉM: Florianópolis, Justiça obriga UFSC aceitar matrícula de estudante que fez supletivo particular em vaga de escola pública
O secretário de Educação, Aristides Cimadon, enfatizou o compromisso com a criação de um ambiente escolar que proporciona o desenvolvimento de habilidades e competências essenciais para a vida dos alunos. Este ano, as formações da Semana Pedagógica foram descentralizadas para atender às diversas realidades das 1.046 escolas estaduais de Santa Catarina. A abertura do evento foi marcada por uma transmissão online que discutiu o uso da inteligência artificial (IA) como ferramenta para o ensino, direcionada aos mais de 50 mil professores da rede.
LEIA TAMBÉM: Em Festival Escolar de Canção, estudante de Florianópolis vira intérprete de libras para sua prima brilhar
LEIA TAMBÉM: Em Palhoça, estudante invade escola armado e esfaqueia colega gerando pânico
LEIA TAMBÉM: Pé-de-Meia: estudantes nascidos em março e abril recebem hoje R$ 200
Além disso, uma palestra destinada aos pais e responsáveis dos estudantes abordou a importância de proteger crianças e adolescentes contra a violência na internet. A secretária adjunta da Educação, Patrícia Lueders, destacou a necessidade de cuidar e educar simultaneamente, alertando para os perigos da violência digital, que pode afetar todas as famílias, independentemente de classe social.
Durante o recesso, as escolas estaduais aproveitaram para realizar reparos, limpezas e manutenções em suas instalações. Também foi um momento para planejar as atividades do segundo semestre letivo, garantindo que as escolas estejam prontas para receber os alunos e proporcionar um ambiente de aprendizagem seguro e acolhedor.
Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!