Pelo segundo ano consecutivo, os estudantes de São José estão participando do projeto Oratória nas Escolas. O objetivo é aprimorar as habilidades de comunicação e contribuir com a formação cidadã. Alunos na faixa etária de 13 a 18 anos de escolas municipais, estaduais e particulares foram convidados. São oito escolas participantes, sendo seis da rede municipal. Dezesseis alunos foram selecionados e vão disputar a etapa municipal.
Neste ano o tema é “Como o planejamento financeiro pode transformar meus sonhos em realidade”. Além de abordar áreas como oratória, escrita e senso crítico, os ensinamentos também contarão com orientações sobre finanças pessoais. Serão quatro sábados de capacitação, conteúdo e treinamento, com a final no dia 28 de julho, às 19h30, no Teatro Adolpho Mello, no Centro Histórico de São José.
Os vencedores de cada categoria (Ensino Fundamental e Ensino Médio) avançam para a etapa regional, que acontecerá em setembro na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). Os melhores classificados no Ensino Fundamental e no Ensino Médio seguem para a etapa nacional, que acontecerá em outubro, em Tapejara (RS).
Os dois jovens que mais se destacarem também receberão uma bolsa de inglês com duração de 12 meses na UpTime Kobrasol, mentoria individual de Oratória com a Âme Comunicação e um curso online sobre finanças com a Escola Melver.
No ano passado, a estudante do Centro Educacional Municipal (CEM) Luar, Sarah Pereira Thiesen, conquistou segundo lugar na etapa regional disputada em Joinville. “Esses aprendizados me fizeram sair da zona de conforto, a ter sonhos e traçar metas para alcançá-los. Mas o principal foi como me conectar com os outros e transmitir o que a gente deseja. Para o meu futuro profissional, eu já almejava ser jornalista e esse concurso me fez acreditar no meu potencial para seguir neste caminho profissional”, vislumbrou a estudante na época.
Com apoio da Prefeitura de São José, Colégio Gardner e Colégio Dom Bosco, o Concurso Oratória nas Escolas é desenvolvido pela Junior Chamber Internacional (JCI) São José, filiada à JCI Brasil, uma organização mundial de jovens entre de 18 a 40 anos, que buscam no aprimoramento individual as bases para o desenvolvimento das comunidades. O projeto é patrocinado pelo Mini Mercado Brisa, Gturbo Internet, Âmbar Consultoria Empresarial e Lavanderia Kobrasol.