Silvinei Vasques, ex-diretor geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), foi oficialmente nomeado secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação de São José, na Grande Florianópolis. A decisão foi publicada por meio de decreto municipal e marca o início de sua atuação na gestão do prefeito reeleito Orvino Coelho de Ávila, do PSD.
O salário líquido de Silvinei Vasques na nova função é de R$ 13.559,91, segundo o Portal da Transparência. Em outros meses, o valor pode variar, mas permanece na faixa de R$ 13 mil.
Histórico e Polêmica
Silvinei esteve no centro de uma investigação em 2023, quando foi preso sob suspeita de interferência nas eleições de 2022. Durante o segundo turno daquele pleito, ele teria ordenado operações da PRF que dificultaram o trânsito de eleitores do então candidato Luiz Inácio Lula da Silva. Após um ano de prisão preventiva, ele foi solto em agosto de 2024, após decisão do ministro Alexandre de Moraes, que considerou que não havia mais motivos para mantê-lo preso, dado o avanço das investigações.
Pouco depois de ser solto, Silvinei passou a integrar a campanha de reeleição de Orvino Coelho de Ávila. Durante a campanha, o prefeito havia prometido criar um cargo de secretário de Projetos Especiais para o ex-diretor da PRF. Contudo, após a vitória, Vasques foi alocado na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, uma das pastas mais estratégicas da administração municipal.
Nomeações do Novo Secretariado
Além de Silvinei Vasques, outros dez nomes foram confirmados para compor o secretariado de São José:
- Secretária de Governo: Méri Hang
- Secretária de Segurança: Andréa Luiza Grando
- Secretário de Comunicação: Diego Santos
- Procurador-Geral: Leonardo Reis de Oliveira
- Secretária de Educação: Claudia Regina Macário
- Secretária de Saúde: Sinara Regina Landt Simioni
- Secretário de Finanças: Gervásio José da Silva
- Secretário de Planejamento e Assuntos Estratégicos: Luiz Fernando Verdine Salomon
- Secretário de Segurança Pública: Michel da Silva Schlemper
- Secretária de Administração: Adriana Isolete de Souza
Desafios da Nova Gestão
Com a nova equipe, São José inicia mais um ciclo de administração focada no desenvolvimento urbano e econômico. A nomeação de Silvinei Vasques, apesar das controvérsias, é vista como um movimento estratégico, principalmente devido à experiência dele em cargos de gestão e projetos complexos.
A expectativa agora é sobre como o ex-diretor da PRF contribuirá para fortalecer a inovação e o empreendedorismo no município, enfrentando desafios como a geração de empregos e o crescimento sustentável da cidade.
Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!