A Prefeitura Municipal de Florianópolis agora tem um website para disponibilização de cursos de capacitação online para cidadãos e funcionários públicos. Os cursos poderão ser acessados via o website Moodle.
A plataforma já existe desde 2001 e foi criada para programadores e acadêmicos com o intuito de gerar uma comunidade online de aprendizagem colaborativa. Durante a pandemia, o Moodle ganhou destaque ao ser utilizado para cursos de educação a distância (EAD) e auxiliar universidades públicas em seus cursos de graduação presencial.
O Diretor de Infraestrutura de Tecnologia de Informação e Comunicação, Lucas Almeida, explica como o Moodle pode ser utilizado. “Agora a plataforma chega à Prefeitura de Florianópolis para que as Secretarias e órgãos do município possam utilizar o espaço para disponibilizar cursos e capacitações aos seus públicos. No Moodle é possível ter acesso aos materiais disponibilizados pelo responsável do curso, como aulas ao vivo ou vídeos pré-gravados”, comentou.
Anteriormente, o Moodle já havia sido utilizado pela Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis (SME) em parceria com o Fundo Nacional de Educação (FNDE) para fornecer cursos de formação continuada voltados para a área educacional e também pela Escola de Saúde Pública de Florianópolis (ESP-Floripa) para cursos de capacitação.
O projeto atual da Prefeitura de Florianópolis pretende fazer com que as secretarias que a compõem passem a utilizar o Moodle como plataforma para inserir seus próprios cursos, que poderão ser acessados por públicos determinados ou população geral.
Atualmente, o curso que se encontra disponível é o \”Protocolo Não se Cale\” que é indicado para a capacitação dos funcionários de estabelecimentos comerciais e casas noturnas que possuem interesse em saber quais ações podem e devem tomar diante de uma situação de violência e assédio contra a mulher. O Protocolo faz parte de uma campanha em defesa da liberdade e dignidade sexual das mulheres, com intuito de envolver casas noturnas para que tenham um papel ativo no combate à violência de gênero.
A Assessora de Políticas Públicas para as Mulheres e Igualdade de Gênero da PMF, Andréa Vergani, comenta a importância de ter uma plataforma como Moodle para a disseminação de informação. “A intenção é atingir o máximo de estabelecimentos, o mais rápido possível e a plataforma será uma grande aliada, pois facilitará o acesso ao curso a todos os estabelecimentos que tiverem interesse, visto que permite que os cursos sejam acessados de qualquer lugar e a qualquer hora, desde que haja uma conexão com a internet. Além disso, a plataforma oferece uma variedade de ferramentas de avaliação, como questionários e testes. Assim, ao final dos vídeos os funcionários responderão a um questionário, e atingindo uma média satisfatória, receberão o certificado que atesta terem concluído a capacitação com aproveitamento”, detalha Andréa.
Em breve novos cursos serão lançados no Moodle pelas secretarias. Servidores e população em geral devem ficar atentos às informações para participarem e se informarem sobre os novos cursos que serão lançados em breve.