Durante o período mais agitado da alta temporada, a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) fará diariamente manutenções preventivas na Estação Elevatória do Rio do Brás, no Norte da Ilha, em Florianópolis. O objetivo é garantir que o esgoto da região siga para o tratamento na ETE Canasvieiras, sem obstrução ou contaminação de cursos d’água. Nesta terça-feira, 26, o trabalho foi acompanhado pelo presidente da Companhia, Edson Moritz, e pelo diretor de operação e expansão, Pedro Joel Horstmann.
O processo de limpeza tem duas etapas principais. Ele se inicia com a limpeza do gradeamento, estrutura que retém os resíduos sólidos mais grosseiros lançados na rede. “Nós levantamos o cesto com o gradeamento justamente para evitar que essa sujeira obstrua a passagem ou vá para as bombas”, explica o presidente Edson Moritz.
Em seguida, as quatro bombas instaladas também passam por processo de limpeza. “O sistema da Casan já opera normalmente com duas bombas que levam o esgoto daqui para a ETE”, coloca o diretor Pedro Joel, “mas a Companhia tem instaladas quatro nesta elevatória, para atender a região sem problemas em momentos de alta demanda.”
Além das limpezas diárias de gradeamento e bombas, a Casan também terá à disposição um caminhão limpa-fossa no bairro. Ele servirá para desobstruir tubulações em casas e nos poços de visita (PVs) em situações emergenciais. O caminhão ficará estacionado nas próximas na Unidade de Recuperação Ambiental (URA) do Rio do Brás. Todas as ações na região fazem parte do programa Estação Verão, com R$ 40 milhões investidos pela Companhia para reforçar os serviços de água e esgoto durante o período turístico.