A Prefeitura de Florianópolis revelou na sexta-feira (26) o início do maior projeto de alargamento de praia na cidade, concentrado em Jurerê. A iniciativa visa aumentar a faixa de areia ao longo dos 3,38 km da praia, beneficiando tanto a parte internacional quanto a tradicional. A draga, responsável por iniciar os trabalhos, já está no local.
Em colaboração com o governo do Estado, serão investidos R$ 24,8 milhões no projeto, que tem como objetivo recuperar a faixa de areia e combater a erosão marinha. Essa é a terceira intervenção de engordamento de praia no Norte da Ilha em pouco mais de quatro anos, liderada pela Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura.
“Florianópolis é pioneira nisso e tomou a dianteira em nível de Brasil. Essa vai ser mais uma obra de sucesso, pensada para melhorar a qualidade de vida dos moradores da região e para turistas”, destaca o prefeito Topázio Neto.
A ampliação da faixa de areia começará por Jurerê Tradicional, passando de 15 metros para aproximadamente 40 metros, estabilizando em 30 metros após a conformação natural pela maré. Durante os trabalhos, alguns trechos ficarão temporariamente fechados a cada dois ou três dias.
A dragagem, realizada por uma draga auto-transportadora de arrasto (tipo Hopper), consiste na escavação de areia do fundo do mar. A agilidade na execução do projeto se deve à dragagem contínua, 24 horas por dia, de uma jazida submarina a 1.350 metros da orla. Com 491,22 mil metros cúbicos de areia a serem dragados, a iniciativa conta com todas as licenças ambientais e autorizações necessárias.
Ver essa foto no Instagram