A Prefeitura de Florianópolis deu início às obras de ampliação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Norte, um projeto que promete trazer mudanças significativas no atendimento em saúde da região, proporcionando maior acesso à população. Sob a coordenação da Secretaria de Saúde, a expectativa é que a obra seja concluída até dezembro deste ano.
“A ampliação e adequação da estrutura física da UPA acompanha o crescimento populacional da nossa cidade. Nos últimos anos, o Norte da Ilha tem experimentado um constante desenvolvimento, e a área da saúde precisa acompanhar esse movimento”, declara o prefeito Topázio Neto, destacando a importância do projeto.
A nova estrutura da UPA contará com 15 consultórios destinados ao atendimento médico de emergência, representando um aumento considerável em relação aos seis consultórios atualmente disponíveis. As obras de melhoria na infraestrutura também englobam a ampliação das salas de curativo, triagem, radiologia, farmácia, odontologia e outros serviços essenciais para o cuidado do paciente.
“Todo esse investimento em qualidade estrutural e no aumento do número de profissionais tem como objetivo promover uma melhora significativa no atendimento e, consequentemente, na saúde dos pacientes”, enfatiza o secretário-adjunto de Saúde, Humberto João dos Santos, ressaltando o compromisso com a excelência dos serviços prestados.
Além do incremento dos mais de 1.600 m² na estrutura física, a Secretaria de Saúde planeja contratar novos profissionais para garantir um atendimento ainda mais eficiente à população. Atualmente, a UPA Norte é responsável pelo maior volume de atendimentos médicos entre as três Unidades de Pronto Atendimento existentes, com uma média mensal que varia de 16 mil a 20 mil pacientes.