Após quinze dias de greve, os professores de Santa Catarina decidiram suspender a paralisação e retomar as aulas. Em uma Assembleia Extraordinária realizada nesta quarta-feira (8/5), os trabalhadores da educação concordaram em suspender a GREVE por 60 dias. A decisão foi tomada na praça Tancredo Neves em Florianópolis após um longo debate sobre os próximos passos da mobilização.
Leia também: Em Florianópolis, Professores reagem a postura inflexível do Governo e protestam na frente do Centro Administrativo
Durante a assembleia, os grevistas avaliaram os resultados obtidos até o momento, incluindo a conquista judicial que pôs fim às perseguições aos trabalhadores temporários. Apesar de suspender a greve, a categoria decidiu continuar fortalecendo as mobilizações e retomar a paralisação daqui dois meses, caso o governo não atenda suas reivindicações.
Leia também: Em Florianópolis, Justiça suspende demissão de professores grevistas
A proposta do governo estadual, recebida na terça-feira (7), inclui diversos pontos, como descompactação da Tabela Salarial, realização de concurso público em 2024, aplicação de 1/3 da hora-atividade a partir de 2025, entre outros. O governo se comprometeu a não descontar os dias parados, desde que haja reposição das aulas.
Ver essa foto no Instagram
Os professores concederam mais uma oportunidade ao governo para apresentar propostas concretas que valorizem a categoria. Agora, a expectativa é de que as negociações avancem e que os compromissos assumidos sejam efetivamente cumpridos.
Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!