Nesta quinta-feira, 22 de agosto, Florianópolis deu um importante passo na organização das Eleições Municipais de 2024. Representantes dos partidos políticos e das emissoras de rádio e televisão se reuniram no cartório da 12ª Zona Eleitoral da capital para definir o Plano de Mídia, que orientará a distribuição e a ordem de veiculação da propaganda eleitoral gratuita.
Durante o encontro, foi realizada a distribuição do tempo de propaganda que cada partido, coligação e federação terá direito. A legislação estabelece que 10% desse tempo seja distribuído igualmente entre todos, enquanto os 90% restantes são distribuídos proporcionalmente à representatividade dos partidos no Congresso Nacional. Após esses cálculos, um sorteio determinou a ordem de veiculação das propagandas em rede para os candidatos à Prefeitura de Florianópolis.
A partir do dia 30 de agosto, quando começa a propaganda eleitoral no rádio e na televisão, os eleitores poderão acompanhar as campanhas dos candidatos, iniciando com o partido AVANTE e seguindo a ordem definida no sorteio. A cada dia, haverá um rodízio na ordem de apresentação, garantindo que todos os candidatos tenham sua vez ao longo do período de propaganda, que se estende até 3 de outubro.
Caso haja um segundo turno, a ordem de aparição será novamente sorteada, com o segundo candidato mais votado iniciando a propaganda no primeiro dia. As transmissões de propaganda eleitoral gratuita no segundo turno acontecerão entre 11 e 25 de outubro.
LEIA TAMBÉM: Nesta sexta (16) começa período de propaganda eleitoral; Saiba as regras
LEIA TAMBÉM: Em São José, propaganda irregular em postes gera multa de R$ 17 mil a empresa
LEIA TAMBÉM: TSE multa Bolsonaro por propaganda irregular nas eleições de 2022
O horário eleitoral gratuito no rádio será transmitido das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10. Na televisão, os horários serão das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40. Além disso, 70 minutos diários serão destinados às inserções dos candidatos a prefeito e vereador, oferecendo mais oportunidades de contato com o eleitorado.
A reunião destacou, ainda, a importância da participação e do respeito aos espaços proporcionais para candidaturas femininas e de pessoas negras, conforme as resoluções do Tribunal Superior Eleitoral para este pleito. Esse cuidado visa assegurar uma representação mais justa e inclusiva no processo eleitoral.
Este encontro em Florianópolis faz parte de uma série de reuniões que estão ocorrendo em todo o estado de Santa Catarina entre os dias 15 e 25 de agosto, preparando o terreno para uma eleição organizada, transparente e democrática.
Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!