A Casan iniciou recentemente um trabalho preventivo de ampliação da barreira de proteção da Lagoa de Evapoinfiltração (LEI) do sistema de esgotamento sanitário na Lagoa da Conceição, Florianópolis. A estrutura, que rompeu em 2021, causando grandes danos ambientais e sociais, está recebendo reforços para evitar novos acidentes. Além de aumentar a barreira com sacas de areia, a companhia está implementando um plano de segurança que inclui avisos sonoros e treinamento para os moradores próximos.
Após o incidente de 2021, a Casan investiu R$ 12 milhões em indenizações e, agora, o foco é na recuperação ambiental da área. A vegetação exótica está sendo removida, e espécies nativas estão sendo plantadas para garantir a recuperação do ecossistema local. As ações fazem parte de um compromisso de proteção e prevenção que já recebeu mais de R$ 27 milhões em investimentos.
Ver essa foto no Instagram
A Casan também modernizou o tratamento de esgoto na região, utilizando tecnologias de ponta para garantir um impacto mínimo no meio ambiente. Poços foram perfurados e o tratamento da água foi atualizado, devolvendo ao ambiente uma água com 98% de pureza.
O plano de segurança da barragem foi recentemente entregue à Floram para avaliação. Ele prevê um conjunto de medidas que envolverá a Defesa Civil para garantir a segurança total dos moradores da região e prevenir novos desastres. Com um acompanhamento mensal por engenheiros, as ações de manutenção visam a proteção tanto da natureza quanto da população.
Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!