Florianópolis continua a se consolidar como um dos principais polos de inovação no Brasil e na América Latina, liderando o ranking de cidades com maior número de startups financiadas por Venture Capital desde 2022. O avanço na área de tecnologia é resultado de diversos fatores que contribuem para criar um ambiente favorável ao empreendedorismo inovador.
A capital catarinense reúne características únicas que favorecem o crescimento de empresas de tecnologia, como infraestrutura moderna, conectividade eficiente e políticas públicas focadas no desenvolvimento do setor. Nos últimos anos, Florianópolis se beneficiou de ações estratégicas para fomentar o ecossistema de inovação, além de um maior apoio estadual para startups.
Desde 2023, com a criação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Santa Catarina, o governo vem intensificando seus esforços para melhorar o ambiente de negócios. O objetivo é atrair mais empreendedores e investidores, por meio de incentivos fiscais, criação de centros de inovação, fortalecimento da segurança pública e qualificação de mão de obra.
A cidade, conhecida como a “ilha do silício brasileira”, abriga mais de 676 startups, o que representa 42% de todas as empresas desse tipo no Estado. Além disso, Florianópolis é o lar de mais de 6 mil empresas de tecnologia, que juntas empregam cerca de 38 mil pessoas e arrecadam quase R$ 100 milhões em impostos, reforçando sua posição como um dos maiores polos tecnológicos do Brasil.
O crescimento sustentável e a diversificação da economia, com a criação de produtos e serviços de alto valor agregado, também têm sido peças-chave para a expansão do setor. A cidade oferece um cenário atrativo tanto para novos empreendedores quanto para grandes investidores que buscam oportunidades em um dos ambientes mais promissores do país.
Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!