Florianópolis recebe novamente o serviço de aluguel de patinetes elétricos. Dessa vez, a empresa Whoosh, presente em 45 cidades europeias, desembarca no Brasil para lançar seus equipamentos que já são um sucesso internacional na capital catarinense. A operação, intermediada pela Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, teve início nesta sexta-feira, 16 de junho, e os primeiros dos mil patinetes que serão distribuídos pela cidade já estão disponíveis, começando pela região central.
Os patinetes elétricos funcionam por meio do aplicativo “Whoosh”, que pode ser baixado na App Store e Play Store. No aplicativo, os usuários podem localizar os pontos onde os patinetes estão disponíveis através de um mapa. Esses equipamentos chegam para fortalecer as opções de transporte alternativo e contam com estrutura reforçada e segurança para os usuários.
“A Whoosh oferece aos moradores uma nova opção de locomoção, mais eficiente, mesmo nos horários de pico, e aos turistas uma forma agradável e segura de se movimentar pela cidade”, explica Francisco Forbes, CEO da Whoosh no Brasil.
O Secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Ed Pereira, destaca que “essa novidade é atrativa tanto para a mobilidade da cidade quanto para o turismo e o lazer, permitindo o deslocamento no dia a dia, pensando na rotina agitada do trabalho, e também nos fins de semana e momentos de descanso. Com a expansão contínua de nossas ciclovias, o uso dos patinetes será fácil e rápido”.
O lançamento desse serviço em Florianópolis também irá gerar mais de 30 empregos, já que as baterias dos equipamentos precisam ser removidas e recolocadas diariamente, além de exigir manutenção constante. A operação será realizada pela empresa em conjunto com a Secretaria de Transportes e Infraestrutura, por meio da Superintendência de Transportes e Mobilidade.