A orla de Jurerê Internacional, em Florianópolis, passa por uma mudança significativa com o início das obras para o maior alargamento de praia já realizado na cidade. Com um aumento previsto de 3,38 km na extensão da faixa de areia, a intervenção visa recuperar a área e conter a erosão marinha.
Para os frequentadores assíduos, a surpresa foi grande ao se depararem com a transformação em pleno domingo de sol. As obras, iniciadas próximo ao beach club Donna, alteraram o cenário, levando alguns a buscar outros pontos para aproveitar o dia.
O projeto, fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Florianópolis e o governo do Estado, envolve um investimento de R$ 24,8 milhões. Apesar do início em plena temporada de verão, a demora na obtenção de documentos e na aquisição de equipamentos essenciais levou ao adiamento das obras, inicialmente programadas para novembro.
Para o vendedor Tiago Pereira, que atua há mais de 10 anos na praia de Jurerê, o alargamento, embora necessário, impacta seu trabalho. Ele observa que o movimento diminui, especialmente entre banhistas com crianças, que se sentem desconfortáveis com a presença de equipamentos.
O secretário de Transportes e Infraestrutura, Rafael Hahne, explica que a decisão de iniciar as obras durante o verão teve em consideração a safra da tainha, prevista para começar em maio. A estratégia adotada é trabalhar em trechos de 200 metros de faixa de areia por vez, garantindo que apenas o trecho em obras tenha acesso temporariamente fechado a cada dois a três dias.
O prazo contratual para a empresa realizar o trabalho de dragagem e deposição da areia na nova faixa é de 90 dias, mas Hahne menciona esforços para antecipar esse prazo para aproximadamente 60 dias. A expectativa é que parte da praia esteja liberada com o alargamento já executado até o Carnaval.
Além disso, houve uma alteração na localização inicial das obras, começando em Jurerê Internacional, devido à profundidade do mar, equipamentos necessários e à licença ambiental. Isso surpreendeu moradores que mesmo na expectativa de ver as obras em Jurerê tradicional celebram a iniciativa.
Marcelo Cavaggi, presidente da Associação de Moradores Avante Jurerê, manifestou a conquista representada pelo alargamento da faixa de areia. Ele e outras lideranças iniciaram um abaixo assinado no ano passado, mostrando à prefeitura o desejo da comunidade pela intervenção.
Assim, a transformação em Jurerê Internacional não apenas desafia veranistas, mas também representa um marco positivo para a comunidade local.
Ver essa foto no Instagram