Depois de 18 dias de busca, a polícia capturou Adalberto da Silva Junior, de 31 anos, foragido da Penitenciária de Florianópolis. Ele foi encontrado no Parque Taipas, na zona norte de São Paulo.
Adalberto fugiu do presídio no dia 30 de janeiro, por volta das 15h, após uma consulta médica na Unidade Básica de Saúde (UBS) do complexo penitenciário. Ele conseguiu se livrar das algemas usando uma chave feita artesanalmente, entrou em luta corporal com um agente e escapou. O detento pulou o muro da UBS, que tem 3,5 metros de altura, e correu em direção ao manguezal do Itacorubi, onde conseguiu despistar os policiais.

A penitenciária possui dois muros: o primeiro, interno, tem 8 metros de altura e uma forte estrutura de segurança, pois é onde ficam as celas. O segundo, mais externo e com segurança reduzida, tem 3,5 metros de altura e fica próximo à UBS, por onde ocorreu a fuga.
Adalberto da Silva Junior já tem diversas passagens pela polícia, incluindo homicídio, tráfico de drogas, roubo e porte ilegal de arma. Além disso, ele é integrante do Primeiro Comando da Capital (PCC), a maior facção criminosa do país. A polícia confirmou que ele será transferido de volta para o sistema prisional de Santa Catarina para cumprir o restante da pena, que ainda soma 38 anos.
A fuga expôs falhas na estrutura do presídio, que está em processo de desativação. No mesmo dia da fuga, o governador Jorginho Mello anunciou que a penitenciária será fechada até 2026, e os presos serão transferidos para outras unidades do estado.
Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!