Um homem condenado a 17 anos de prisão pelos crimes de estupro e roubo foi preso no último sábado (5), no bairro Campinas, em São José. A prisão foi feita pela equipe da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), durante uma abordagem de rotina. A ação só foi divulgada oficialmente nesta terça-feira (8).
Tudo aconteceu nas proximidades do viaduto da Avenida Josué di Bernardi, bem na divisa com Florianópolis. Os agentes da ROMU faziam o patrulhamento habitual quando encontraram um grupo de pessoas em situação de rua. Durante a abordagem, eles realizaram revistas e conferiram os documentos de cada pessoa.
Foi aí que identificaram um dos homens como foragido da Justiça. Contra ele, havia um mandado de prisão já decretado, com pena de 17 anos por estupro e roubo. Diante da situação, os agentes da Guarda Municipal conduziram o homem até a Central de Plantão Policial. Em seguida, ele foi encaminhado à Penitenciária de Florianópolis, onde deverá cumprir a condenação.
A prisão mostra a importância do trabalho feito pela ROMU, que tem atuado com reforço no patrulhamento de áreas com maior movimentação ou risco. Desde março, a equipe passou a operar com fuzis, adquiridos pela Prefeitura de São José em 2024. O uso do armamento foi autorizado após os agentes passarem por treinamentos e todos os trâmites legais.
A ROMU é formada por uma equipe especializada, sempre com no mínimo três agentes por viatura. Eles recebem treinamentos mensais, com simulações de situações mais complexas, como ocorrências com grupos grandes ou veículos em movimento.
A atuação no bairro Campinas reforça a presença da segurança pública na cidade e traz mais tranquilidade à população de São José.
Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!