A Prefeitura de São José, por meio da Secretaria de Infraestrutura, continua trabalhando nesta semana com a força tarefa de desassoreamento de rios, canais, valas e galerias pluviais no Rio Carolina, no bairro Serraria, localizado no limite com o município de Biguaçu. A iniciativa integra as ações desenvolvidas dentro do Programa de Manutenção Regionalizada e Continuada, que teve início em março, prevê um investimento de R$ 5 milhões neste ano.
Paralelo a esse trabalho no Rio Carolina, outra equipe da força tarefa de desassoreamento estará trabalhando no Loteamento Zenaide. O secretário de Infraestrutura, Nardi Arruda, explica que o serviço, que era realizado periodicamente, agora passa ser executado permanentemente, com um contingente maior de maquinários, e dentro de um projeto previamente realizado pela Secretaria de Infraestrutura.
Ele acrescenta que ao todo, serão investidos de R$ 5 milhões diretamente na ação em rios, canais, valas e galerias, e outros R$ 15 milhões indiretamente, aplicados nos serviços paralelos ao desassoreamento, que são os serviços em seu entorno, como coleta de materiais descartados irregularmente; roçagem; manutenção de drenagem; conserto de infiltração; e manutenção da malha viária.
O prefeito Orvino Coelho de Ávila, quando participou do início da força tarefa da Secretaria de Infraestrutura, destacou que a proposta dessa nova ação da Secretaria de Infraestrutura é estar um passo à frente de desastres climáticos, como as fortes chuvas que ocorreram no final de 2022, e que causaram alagamentos em alguns pontos do município. “Ao invés de sermos pego desprevenidamente por uma cheia, estamos investindo em um trabalho preventivo jamais visto em São José, reduzindo os riscos de alagamentos e enchentes na cidade”.
Para o desenvolvimento da força tarefa, foi realizado previamente um cadastramento de toda bacia hidrográfica do Município e um levantamento de cada área, com sua extensão, largura e tamanho da intervenção, para se ter com mais precisão a real dimensão do aparato de maquinário e equipes necessários em cada local.