A visita técnica às obras do contorno viário da BR-101 será uma das primeiras ações da Frente Parlamentar da Grande Florianópolis, lançada na tarde desta terça-feira (4), na Assembleia Legislativa. Conforme o coordenador da frente, deputado Camilo Martins (Podemos), a visita está marcada para o dia 27 deste mês.
“É uma obra essencial para a região, para o estado, que está atrasada há vários anos. Queremos saber como está o andamento dela, para sabermos se a previsão de conclusão para dezembro deste ano vai ser cumprida”, afirmou Camilo.
A frente instalada nesta terça reúne 19 deputados com o objetivo principal de unir esforços em prol de ações voltadas ao desenvolvimento da região da Grande Florianópolis, composta por 22 municípios, com população aproximada de 1,2 milhão de habitantes. “É uma região que está toda conurbada, não dá mais para pensar em ações individuais, é preciso atuar em conjunto para solucionar problemas que são comuns a todos os municípios”, completou.
O grupo vai atuar com foco principalmente na mobilidade urbana, no transporte público integrado e no saneamento básico. “Não podemos mais contar com um transporte público ruim, caro, deficitário, que só prejudica a nossa mobilidade”, comentou o parlamentar. “De nada adianta Palhoça tratar seu esgoto se São José não fizer o mesmo”, exemplificou.
Participaram da instalação da frente os deputados Jair Miotto (União), Sérgio Guimarães (União) e Marquito (Psol). Para Miotto, a frente tem que enfrentar os problemas da região e propor soluções, como a ampliação das terceiras faixas da BR-101 para toda a região metropolitana.
Sérgio Guimarães fez um apelo pela união da classe política da Grande Florianópolis. “Temos que deixar as siglas partidárias de lado e pensar na população. Passou da hora de fazermos isso”, disse o deputado, que duvida da conclusão das obras do contorno viário até o fim deste ano.
Marquito afirmou que a atuação conjunta dos deputados, por meio da frente, é mais eficiente para a região do que a ação isolada de cada parlamentar. Ele também cobrou melhorias na questão do saneamento básico e do transporte público.
O prefeito de Palhoça, Eduardo Freccia, que é segundo vice-presidente da associação de municípios da região, parabenizou a Assembleia pela instalação da frente e afirmou que os prefeitos da Grande Florianópolis estão dispostos a trabalhar em conjunto para a solução desses problemas. Ele lembrou que já há um projeto de integração do transporte público da região, elaborado pelo governo estadual, que conta com o apoio dos prefeitos.
Além da visita às obras do contorno, a frente solicitará à Secretaria de Estado de Infraestrutura (SIE) uma relação das obras em rodovias estaduais que cortam a região para saber como está o andamento das mesmas. O grupo também convidará os prefeitos de São José, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, São Pedro de Alcântara e Biguaçu para tratar do projeto de integração do transporte na região.