A Polícia Civil de Santa Catarina realizou uma nova fase da Operação Tio Patinhas, nesta sexta-feira (25), para combater o tráfico de drogas na Grande Florianópolis. A ofensiva teve início logo cedo, com agentes cumprindo ordens judiciais em São José, Palhoça e Florianópolis. Até agora, seis pessoas foram presas.
Nesta quinta etapa da operação, 80 policiais civis estão nas ruas para executar 17 ordens judiciais, sendo sete mandados de prisão preventiva e dez de busca e apreensão. Os alvos são investigados por envolvimento com uma das facções mais conhecidas da região, o Primeiro Grupo Catarinense (PGC), que atua principalmente em Palhoça. Além das prisões, as buscas resultaram na apreensão de grandes quantidades de drogas e insumos para fabricação e distribuição dos entorpecentes, além de veículos utilizados nas operações do grupo.
O grupo investigado é suspeito de um esquema de tráfico de drogas em grande escala, movimentando substâncias como maconha, cocaína e pasta base de cocaína. Nos locais monitorados, a polícia apreendeu dois veículos – uma motocicleta e um carro – que seriam utilizados para transportar as drogas. Entre os seis presos, cinco foram detidos com base nos mandados e um foi autuado em flagrante por tráfico.
A Operação Tio Patinhas, que já está em sua quinta fase, tem mirado não só o tráfico de drogas, mas também a lavagem de dinheiro e a venda de armas, com clientes que incluem figuras de alta renda do estado. Em fases anteriores, a polícia prendeu 21 pessoas, apreendeu 40 quilos de maconha, 700 quilos de cocaína e pasta base, além de sequestrar 15 veículos de luxo e dois imóveis ligados ao esquema. A ação busca desarticular as operações criminosas que vêm trazendo insegurança para a região da Grande Florianópolis, atingindo um dos principais fornecedores de drogas da área.
Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!