O Estado de Santa Catarina abriu um edital inovador que pode impulsionar a maricultura na Grande Florianópolis. A Secretaria Executiva de Estado da Aquicultura e Pesca, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação (Fapesc), lançou o edital n.º 009/2023, destinado ao desenvolvimento de sistemas de engorda de peixes marinhos. A proposta visa fortalecer a produção sustentável e aumentar a eficiência na criação de espécies marinhas, colocando o estado na vanguarda da aquicultura no Brasil.
Pesquisadores das Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICT) de Santa Catarina têm até o dia 4 de novembro para submeter suas propostas, focadas em inovações que possam melhorar o manejo e a engorda de peixes. A engorda é uma etapa crucial no ciclo de produção aquícola, e o edital busca avançar nas práticas que tornem esse processo mais eficiente e ambientalmente sustentável.
Com investimentos de quase R$ 2 milhões, o objetivo do governo catarinense é explorar o enorme potencial da costa estadual, onde a engorda de peixes marinhos ainda é pouco desenvolvida. Segundo o secretário de Aquicultura e Pesca, Tiago Bolan Frigo, essa iniciativa reforça o compromisso do estado em liderar investimentos no setor, criando novas oportunidades para produtores locais e promovendo inovações tecnológicas que podem transformar a maricultura na região.
Para os maricultores da Grande Florianópolis, a pesquisa promete trazer benefícios diretos, como a criação de novos sistemas de produção mais eficientes e sustentáveis, gerando melhores condições de trabalho e ampliação da renda na região. O edital é mais um passo no fortalecimento da aquicultura catarinense, já reconhecida nacionalmente por sua importância econômica e ambiental.
:: Interessados podem consultar os detalhes do edital neste link
Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!