Durante dois sobrevoos realizados nos dias 16 e 17 de setembro de 2024, foram avistadas 26 baleias-francas nas águas da Praia do Moçambique, em Florianópolis. A expedição faz parte do monitoramento da espécie no litoral de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, organizada pelo Programa de Monitoramento das Baleias-francas da SCPAR Porto de Imbituba e pelo Projeto Franca Austral, com apoio da Petrobras.
Além das baleias avistadas em Florianópolis, a maior concentração no estado ocorreu em Imbituba, especialmente entre as praias da Ribanceira e Ibiraquera, onde foram registradas 46 baleias. O monitoramento tem como objetivo compreender melhor o comportamento desses animais, que estão ameaçados de extinção, além de coletar dados que ajudem na sua preservação.
A temporada de 2024 tem sido marcada por um aumento significativo no número de baleias avistadas, o que é um sinal positivo para a recuperação da espécie. O acompanhamento é realizado por meio de sobrevoos e também com monitoramento terrestre, o que permite o desenvolvimento de ações que garantam a convivência segura entre as baleias e as atividades humanas na região.
Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!