Nesta terça-feira, 24 de setembro, o Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promoverá uma ação de testagem rápida para hepatites B e C, no hall do ambulatório do HU, entre 8h e 16h. Serão realizados 800 testes rápidos, divididos igualmente entre as duas hepatites, com o objetivo de promover o diagnóstico precoce e orientar a população sobre essas doenças silenciosas que podem evoluir para condições graves, como a cirrose hepática.
A atividade faz parte da campanha Setembro Verde, voltada à conscientização sobre a doação de órgãos e tecidos, e busca alertar sobre a importância do diagnóstico precoce das hepatites virais. Médicos do setor de gastroenterologia e da Divisão de Saúde Ocupacional da UFSC estarão presentes para fornecer orientações e entregar os resultados diretamente aos participantes.
Além desta ação, o HU já realizou várias atividades em prol da conscientização sobre a doação de órgãos, como a criação do “Mural da Vida”, que exibe fotos e histórias de pacientes transplantados. O objetivo dessas iniciativas é reforçar a importância da doação de órgãos, especialmente no contexto do Setembro Verde.
O HU, que tem um papel fundamental no sistema de transplantes de Santa Catarina, é destaque no serviço de transplante hepático e de córneas, ajudando a reduzir as filas de espera por esses procedimentos essenciais. Ao longo do mês, os profissionais de saúde têm sido mobilizados para aumentar a conscientização e melhorar os resultados na doação de órgãos e tecidos.
Essa campanha reforça a importância de ações conjuntas entre a comunidade e os profissionais de saúde para garantir uma melhor qualidade de vida e ampliação do acesso aos tratamentos que salvam vidas.
Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!