O novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), lançado pelo Governo Federal na última sexta-feira, 11, prevê cerca de R$ 15 milhões para ser investido em reforma com ampliação do Centro Obstétrico, Emergência e Internação de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Universitário da UFSC, com ampliação de 10 leitos. Para o superintendente Spyros Cardoso Dimatos, esse recurso será fundamental para a melhoria na assistência à saúde da população, pois permitirá a ampliação nos serviços prestados e beneficiará a formação de novos profissionais da saúde.
As intervenções por meio do PAC contemplarão todos os hospitais da Rede Ebserh, incluindo aqueles que, no momento, se encontram em fase de negociação para serem incorporados à rede. “Os investimentos do Programa consolidam a atividade da Ebserh, de modo que agora todos os Estados possam usufruir de um modelo de gestão que tem funcionado desde a fundação da empresa, bem como solidificam o trabalho já realizado pela nossa rede, melhorando o ambiente que nossos profissionais exercem suas atividades e o usuário do SUS desfruta dos nossos serviços”, ressalta Arthur Chioro, presidente da Ebserh. Toda a Rede Ebserh contará com R$ 1,5 bilhão de investimentos do programa.
A grande maioria das obras foi elencada de forma estratégica, estando vinculada ao incremento na assistência e a ampliação da oferta assistencial para a população do município onde o hospital está localizado, conforme explicou a diretora de Administração e Infraestrutura, Odete Gialdi. Segundo ela, é preciso, além de resolver as questões mais imediatas dos hospitais, pensá-los para o futuro. “Muitas dessas intervenções que estamos fazendo hoje, através do PAC, também possibilitam que esses hospitais tenham uma nova reconfiguração física e tecnológica, para que daqui a 20 anos eles estejam ainda em condições de seguir funcionando e atendendo à população com qualidade”, detalhou Gialdi.