O Câmpus Palhoça Bilíngue do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) concluiu recentemente um projeto importante voltado à capacitação de professores da rede pública para trabalhar com crianças surdas. Esse curso, intitulado “Alfabetização e Letramento de Crianças Surdas”, foi oferecido de forma online e abrangeu cerca de 300 professores de diferentes regiões do Brasil, entre dezembro de 2023 e março de 2024.
A iniciativa contou com o apoio da Diretoria de Políticas de Educação Bilíngue de Surdos do Ministério da Educação (Dipebs) e teve como objetivo criar um espaço de aprendizagem e debate sobre a alfabetização e letramento de crianças surdas. Com duração de 90 horas, o curso foi dividido em três módulos: “A criança surda e o desenvolvimento da linguagem”, “Alfabetização e letramento de crianças surdas” e “Práticas de alfabetização e letramento para crianças surdas”. As aulas foram ministradas através da plataforma Moodle do IFSC, oferecendo aos professores os subsídios necessários para o trabalho com a educação bilíngue (Libras-Português).
O projeto envolveu 26 pessoas, entre servidores dos câmpus de Florianópolis e Palhoça Bilíngue, além de estudantes do câmpus Palhoça. Como resultado dessa iniciativa, foram produzidos três livros digitais e outros materiais didáticos, que estão disponíveis gratuitamente em um repositório online.
Devido ao sucesso do curso, uma nova turma de 300 professores será aberta em breve, com inscrições já disponíveis. Além desse curso, outros dois cursos a distância voltados para professores da rede pública também terão inscrições abertas.
Essa capacitação representa um avanço significativo na inclusão e educação de crianças surdas, proporcionando aos professores as ferramentas necessárias para um ensino mais eficaz e inclusivo. O IFSC segue contribuindo para a formação de educadores capacitados, promovendo a inclusão e melhorando a qualidade da educação bilíngue no Brasil.
Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!