A pensionista Veraci de Oliveira, 81 anos, vice-presidente do Conselho Comunitário de Areias e coordenadora do Grupo de Idosos Mãos Solidárias, grupo criado em 2013 e organizado por voluntárias do bairro, não escondeu a emoção ao participar e ser uma das homenageadas na inauguração neste sábado (5), da quarta horta solidária de São José. “Moro há 45 anos no bairro Areias e o meu sonho há mais de 30 anos foi de ter um espaço para uma horta. Esse era o meu sonho e foi realizado. Só tenho que agradecer a todos e ao prefeito Orvino Coelho de Ávila por ter realizado essa obra. Que Deus abençoe a todos que nos ajudaram.”
Essa é a quarta horta solidária a ser instalada em São José. O local conta com 13 canteiros divididos por 16 famílias do bairro. A inauguração contou com a presença do prefeito, da madrinha do programa e primeira-dama do Município, Sandra Mikulski, secretários municipais, vereadores, lideranças comunitárias e empresariais da região que destacaram a importância do projeto, a valorização da produção orgânica e união dos moradores.
O programa tem como finalidade o cultivo de hortaliças, legumes, floricultura e paisagismo no âmbito municipal e faz aproveitamento e conservação de espaços ociosos, com intuito de proporcionar qualidade de vida. No antigo espaço ocioso foi cultivado por moradores do bairro e já está repleto de pés de alface, couve, rúcula, almeirão e escarola, entre outras.
Até agora o projeto- que recebe apoio de técnicos do Sebrae e da Epagri- já conta com três hortas, localizadas nos bairros Serraria, Ipiranga e Forquilhas/Potecas. Recentemente, a horta do bairro Ipiranga recebeu melhorias, com direito a uma nova pintura no muro e tratamento no terreno. No ano de 2022, as hortas resultaram em 3,2 toneladas de legumes e hortaliças para as comunidades que as mantêm. No total o projeto conta com apoio de 158 famílias.
Até o fim da atual gestão municipal estão previstas 10 hortas solidárias. Para este ano está prevista a inauguração de mais uma horta solidária, no Loteamento Lisboa, localizado na Rua Coimbra, ao lado da Igreja da Paróquia Nossa Senhora de Fátima. O espaço vai abrigar parque com brinquedos para crianças e academia ao ar livre, informa o secretário interino da pasta, Rubens Pereira Júnior.
Projeto democrático
O prefeito Orvino Coelho de Ávila, que foi parabenizado pela iniciativa pelos moradores do bairro Areias, enfatizou a importância do projeto Horta Comunitária. “O projeto não é só importante para essa comunidade, mas para toda cidade. Você pega uma área degradada, onde eram colocados entulhos e lixos, transforma nesta belezura que está aqui. Transforma num local que produz alimento com qualidade. Não há nada mais gratificante, o programa pode parecer pequeno, mas é de uma grandeza e intensidade que deixa não só o administrador feliz e sim toda comunidade.”
A primeira-dama e madrinha do projeto também enalteceu a importância do projeto. “É uma alegria muito grande, como madrinha do projeto Horta Solidária, estar aqui no bairro Areias inaugurando a nossa quarta horta no Município. Nós temos quatro hortas implantadas e vamos para quinta e é uma satisfação ver a comunidade junto com os empresários está participando deste movimento que é tão bom para saúde mental, física e para integração das pessoas”.
A secretária da Educação, Rose Bastucheski, uma das incentivadoras do projeto das hortas solidárias, destacou o apoio de duas empresas para o sucesso da iniciativa. A Pauta e a Woa que são madrinhas de hortas solidárias, além da parceria com a Central de Penas do Fórum da Comarca de São José, que disponibilizou até agora 12 pessoas trabalhando nestas áreas, incluindo um agrônomo e uma engenheira sanitarista.