A partir desta segunda-feira, 27 de maio, estão abertas as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Os estudantes interessados têm até o dia 7 de junho para se inscreverem. As provas serão realizadas em duas datas, 3 e 10 de novembro, e os participantes devem acessar a Página do Participante e utilizar suas contas no gov.br para efetuar a inscrição.
Os candidatos que solicitaram a isenção da taxa de inscrição já podem conferir o resultado dos recursos, que foram divulgados na última sexta-feira, 24 de maio. Esses recursos incluem tanto as isenções de taxa quanto as justificativas de ausência para aqueles que faltaram ao Enem 2023 e desejam manter a isenção.
A taxa de inscrição para o Enem 2024 é de R$ 85, e o pagamento pode ser feito até o dia 12 de junho. No entanto, os moradores do Rio Grande do Sul, afetados pela calamidade pública, terão isenção dessa taxa e um calendário estendido para as inscrições, que será divulgado pelo Inep.
Criado em 1998, o Enem é a principal ferramenta para avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao final da educação básica no Brasil. Além disso, o exame é uma importante porta de entrada para o ensino superior. Os resultados do Enem podem ser utilizados para ingressar no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e no Programa Universidade para Todos (ProUni). Muitas instituições privadas de ensino superior no Brasil, bem como algumas instituições em outros países de língua portuguesa, também aceitam o Enem como critério de seleção.
O Enem também é acessível para estudantes que ainda não concluíram o ensino médio, conhecidos como “treineiros”, permitindo que eles façam uma autoavaliação antes de completar a educação básica.
Portanto, é hora de os estudantes se prepararem e garantirem suas inscrições para participar deste importante exame, que pode abrir muitas portas para o futuro acadêmico e profissional.
Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!