Um memorial ao luto perinatal será inaugurado neste domingo, 3 de setembro, no Jardim Botânico de Florianópolis. O Jardim do Amparo tem o objetivo de celebrar a vida de todos os bebês que tiveram uma breve passagem por aqui. O evento, que começa às 9h30, terá um piquenique coletivo com as famílias, plantio de árvores e muitas trocas afetivas. Em caso de chuva, a atividade será adaptada para que a cerimônia ocorra em um espaço coberto dentro do Jardim Botânico.
A ação é resultado de uma parceria entre o Projeto Amparo, Grupo de Acolhimento ao Luto Perinatal vinculado ao Laboratório de Psicologia Social da Comunicação e Cognição da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a vereadora Carla Ayres (PT), a Prefeitura de Florianópolis, o Jardim Botânico e o programa de extensão Nupeart da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).
Ao longo dos próximos meses, o Projeto Amparo, que funciona como campo de estágio dos estudantes de Psicologia da UFSC, irá realizar uma série de atividades no espaço, como encontros presenciais do Grupo de Apoio e Acolhimento ao Luto Perinatal, rodas de conversa e intervenções artísticas-terapêuticas. O Jardim do Amparo ainda está em construção, e novas instalações estão previstas para melhor ornamentá-lo e significá-lo.
Programação – 3 de setembro
9h30 – Recepção das famílias e comunidade
10h – Piquenique nas mesas do Jardim Botânico
10h30 – Cerimônia de inauguração e plantio das árvores
Mais informações no Instagram @amparo.lutoperinatal.