A Justiça Eleitoral divulgou um importante esclarecimento para desmentir boatos que circulam nas redes sociais sobre o uso do voto como prova de vida para o INSS. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ato de votar tem como único propósito o exercício do direito de escolher representantes políticos. Não há, e nunca houve, qualquer vínculo entre o voto e o cumprimento de exigências para a comprovação de vida no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
O TSE reforçou que a eleição, organizada exclusivamente pela Justiça Eleitoral, não tem qualquer relação com outros órgãos, como o INSS. Portanto, é mentira que exista um acordo para usar a presença de eleitores nas urnas para finalidades previdenciárias.
Boatos semelhantes já circularam antes das eleições de 2022, e a Justiça Eleitoral esclareceu que a utilização indevida de sua imagem ou informações falsas constitui uma prática ilícita. A população é orientada a buscar informações apenas nos canais oficiais do TSE e dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs).
Esse esclarecimento reforça o compromisso da Justiça Eleitoral em manter a transparência do processo eleitoral e evitar a disseminação de informações falsas.
Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!