A Prefeitura de São José está intensificando as ações no Loteamento Benjamin, com a demolição de moradias desocupadas para evitar novas ocupações irregulares. Nesta quinta-feira (3), três casas foram demolidas em uma ação conjunta da Secretaria de Urbanismo e Serviços Públicos (SUSP) e da Secretaria de Infraestrutura. O local está em processo de reestruturação para dar espaço à construção da segunda etapa da Avenida Beira-Rio Forquilhas, uma das obras mais aguardadas da cidade.


As demolições fazem parte de uma força-tarefa semanal. Elas ocorrem apenas em moradias onde os antigos moradores já foram ressarcidos pela Prefeitura, com o pagamento de aluguel social ou entrega de apartamentos populares, como os do condomínio Vista Alegre. O objetivo principal é evitar novas ocupações em locais que já foram desocupados de forma legal e organizada.
Desde 2021, mais de 300 famílias foram cadastradas na região. A comunidade conhecida como Fé em Deus, na parte sul do loteamento, próxima à rodovia SC-281, já teve mais de 30 moradias demolidas. No momento, ainda restam de nove a dez casas com famílias que aguardam definição sobre o novo local de moradia. Todo o processo está sendo acompanhado pelo Poder Judiciário, garantindo que as ações ocorram com responsabilidade social.
Na parte norte do loteamento, o diálogo com as famílias segue em andamento. A Prefeitura já adquiriu um terreno em Forquilhas, onde estão sendo construídos dois condomínios habitacionais com 217 lotes, que receberão pavimentação, rede de água, esgoto, iluminação pública e infraestrutura completa. O foco é oferecer moradia digna e segura para as famílias que antes viviam em condições precárias.
Além da questão habitacional, o projeto tem um importante impacto urbanístico. A segunda fase da Avenida Beira-Rio Forquilhas vai ligar a Rua Antônio Jovita Duarte à SC-281, formando um binário com a Avenida Prefeito Gervásio José da Silva. A nova via contará com pavimentação asfáltica, drenagem, ciclovia, recuo para ônibus e urbanização completa.
Com investimento de R$ 10,4 milhões em recursos próprios da Prefeitura, a obra promete melhorar o trânsito, valorizar a região e oferecer mais qualidade de vida tanto para os antigos moradores do Loteamento Benjamin quanto para toda a população de São José.
Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!