Em um ato realizado na zona leste de São Paulo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou o Projeto de Lei nº 81/2024, que traz mudanças significativas na tabela do Imposto de Renda. Uma das principais alterações é o aumento da isenção para aqueles que recebem até dois salários mínimos por mês.
Lula reafirmou sua promessa de isentar do pagamento do imposto de renda quem ganha até R$ 5 mil mensais até o final de seu mandato em 2026. Ele destacou a importância dessa medida para beneficiar milhões de trabalhadores brasileiros, ressaltando o crescimento econômico do país e o compromisso do governo em promover justiça fiscal.
Além disso, o presidente assinou o decreto de promulgação da Convenção e Recomendação sobre o Trabalho Decente para as Trabalhadoras e os Trabalhadores Domésticos, demonstrando preocupação com a garantia de direitos trabalhistas.
No entanto, Lula aproveitou o momento para criticar a manutenção da desoneração da folha de pagamento para 17 setores da economia, ressaltando que não haverá desoneração para favorecer os mais ricos. Ele expressou sua preocupação com a falta de contrapartidas para os trabalhadores e enfatizou a importância de garantir a receita da Previdência Social para o pagamento dos aposentados.
O ato político ocorreu no estacionamento da Neo Química Arena, estádio do Corinthians, na zona leste da capital paulista. Lula comentou sobre o esvaziamento do evento e cobrou uma maior mobilização por parte de seus ministros responsáveis pela articulação com os movimentos sociais.
Os atos do Dia do Trabalhador em todo o país foram organizados pelas principais centrais sindicais, com o tema “Por um Brasil mais Justo”. Entre as pautas das entidades estão a busca por emprego decente, correção da tabela do Imposto de Renda, juros mais baixos e aposentadoria digna. A celebração incluiu shows e apresentações culturais como parte da programação.
Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!