As rodovias de Santa Catarina vão receber um grande aumento no fluxo de veículos durante o feriado da Proclamação da República. A estimativa é que cerca de 1,16 milhão de carros passem pelos trechos administrados pela Arteris Litoral Sul entre quinta-feira (14) e domingo (17), um movimento 60% maior em comparação aos dias normais.
O maior volume de trânsito está previsto para a tarde de quinta-feira, entre 14h e 21h, e para a manhã de sexta-feira, das 7h às 11h. Já no domingo, dia de retorno do feriado, o tráfego será intenso ao longo de todo o dia, começando por volta das 10h e se estendendo até as 17h.
As rodovias BR-116/PR (Contorno Leste), BR-376/PR, BR-101/SC e o Contorno Viário da Grande Florianópolis, que conectam Curitiba ao litoral catarinense, serão as principais rotas utilizadas pelos motoristas. Para quem sai de Curitiba e do Norte catarinense rumo ao Sul do estado, a recomendação é utilizar o Contorno Viário da Grande Florianópolis a partir do km 176 da BR-101, em Biguaçu. Já para quem viaja do Sul em direção ao Norte, o Contorno pode ser acessado no km 219, em Palhoça.
Pedágios
As estradas contarão com facilidades no pagamento das tarifas. Nas cabines de autoatendimento, os motoristas podem usar cartões de débito por aproximação para agilizar as transações. O valor do pedágio para automóveis, caminhonetes e furgões é de R$ 5,20 por praça.
As praças de pedágio na região são:
- BR-376/PR, km 635,4 – São José dos Pinhais/PR
- BR-101/SC, km 1,3 – Garuva
- BR-101/SC, km 79,4 – Araquari
- BR-101/SC, km 157,4 – Porto Belo
- BR-101/SC, km 243 – Palhoça
Com o aumento do fluxo, a recomendação é redobrar a atenção nas estradas, planejar o horário de saída e estar preparado para possíveis congestionamentos, especialmente nos horários de pico.
Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!