A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) realizou na manhã desta segunda-feira, 3, a aula inaugural do Curso Superior de Polícia Militar (CSPM) e do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO) – 2023.
O evento que aconteceu no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), em Florianópolis, contou com a palestra de Mário Sérgio Cortella, filósofo, mestre e doutor em Educação.
Participando da aula magna do CSPM e do CAO, o comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, realizou a abertura da capacitação e ressaltou sobre o plano de comando para a corporação. “Os cursos de especialização para os Oficiais da corporação é mais uma jornada de crescimento pessoal e profissional, que servirá para o crescimento no corpo da experiência, o desenvolvimento na carreira e para melhor servir a tropa a sociedade”, finalizou
Em sua palestra, Mário Sérgio Cortela, ressaltou sobre “Cuidar do Cuidado”, refletindo sobre os cuidados com a comunidade, harmonia, paz social e política. Destacando também sobre o papel de um líder na corporação. Ao final, o palestrante recebeu um diploma de agradecimento da corporação, uma “Challenge Coin” da PMSC e outras lembranças.
Na ocasião, compuseram a mesa de autoridades, o comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, o subcomandante-geral da PMSC, coronel Alessandro José Machado, o chefe do Estado-Maior-Geral, coronel Jailson Aurélio Franzen, o diretor da Academia de Polícia Militar da Trindade, coronel Marledo Egídio Costa, o senador Jorge Seif, o procurador-geral do Estado, Ricardo Della Giustina, dentre outras autoridades civis e militares.
Sobre os cursos
Os Cursos Superior de Polícia Militar (CSPM) e o de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO) serão realizados presencialmente pela Escola Superior de Formação de Oficiais (ESFO), na Academia de Polícia Militar da Trindade (APMT), em Florianópolis, até o dia 8 de dezembro deste ano, com um total de 360 h/a.
O CSPM tem como objetivo o desenvolvimento dos conhecimentos relativos à profissão, além de capacitar os oficiais para a tomada de decisão no campo político e estratégico da corporação. Composto por 30 alunos, sendo 29 tenentes-coronéis da PMSC e um tenente-coronel da Polícia Militar do Estado do Acre, ao final, receberão a titulação de especialização lato sensu em Altos Estudos de Política e Estratégia na Polícia Militar de Santa Catarina, permitindo-os alcançar o último posto na corporação.
Já o CAO – 2023 é composto com a participação de 30 capitães da PMSC, que terão como missão dar continuidade na formação profissional, científica e acadêmica, e serão incentivados à pesquisa científica, à análise, ao planejamento e ao desenvolvimento da atividade profissional, atuando nas atividades de polícia ostensiva, de preservação da ordem pública e na execução de atividades de defesa civil.
Após a conclusão do CAO, os capitães, além de se tornarem especialistas em Gestão de Ordem Pública, estarão habilitados a postular o posto de major na PMSC.