Na tarde desta quinta-feira, 24/01, a 40ª Promotoria de Justiça da Capital foi palco de um encontro histórico entre o Núcleo de Atendimento às Vítimas da Capital (NAVIT Capital) e a Liga das Escolas de Samba de Florianópolis (LIESF). O Coordenador do NAVIT da Capital, Promotor de Justiça Jadel da Silva Júnior, recebeu em seu gabinete o Presidente da LIESF, Joel Costa Júnior, Giselle Corrêa Costa – Diretora de Cultura e Matrizes Africanas, e Caê Martins – Diretor de Diversidades e Inclusão.
O NAVIT, cujo propósito é oferecer um atendimento integral às vítimas de crimes violentos, unindo forças com diversas instituições como Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil, Tribunal de Justiça de Santa Catarina, entre outras, firmou uma parceria inédita com a LIESF e a Prefeitura de Florianópolis.
Este ano, o NAVIT Capital concentrará seus esforços no acolhimento e orientação de vítimas de racismo, homofobia, assédio e violência sexual durante o Carnaval das escolas de samba da capital catarinense. A parceria prevê a execução do Protocolo “Não se Cale”, adaptado para atender às necessidades específicas do evento.
Durante a reunião, ficou definido que o NAVIT atuará em um espaço reservado na passarela do Samba Nego Quirido, recebendo e orientando as vítimas quanto aos procedimentos jurídicos, policiais e médicos necessários para cada caso. O Coordenador do NAVIT Capital enfatizou: “A vítima será totalmente amparada no posto do NAVIT, dentro da passarela, com todo cuidado com sua integridade e intimidade.”
Além disso, durante a noite do desfile, uma faixa com o slogan “Carnaval sem preconceitos” será exibida antes de cada escola de samba, incluindo o logo do NAVIT Capital, para divulgar a presença do serviço de acolhimento no local. Outra faixa, providenciada pelo NAVIT, contendo os canais de atendimento, será afixada em local visível nas arquibancadas.
Um protocolo de ações entre o NAVIT Capital e a LIESF também foi acertado, garantindo a presença do núcleo nos ensaios das escolas dentro das comunidades de Florianópolis. O Coordenador Jadel ressaltou a importância dessa ação para a aproximação com a comunidade, possibilitando a distribuição do material do NAVIT e uma campanha de divulgação das ações comunitárias em benefício das vítimas de violência.
Na próxima semana, no pré-carnaval, a equipe de acolhimento do NAVIT Capital realizará panfletagem e conscientização durante o tradicional Bloco Berbigão do Boca, reforçando o compromisso com a promoção de um Carnaval mais seguro e inclusivo para todos.