A rede social X, do bilionário Elon Musk, pagou a multa de R$ 28,6 milhões e o valor já foi transferido para uma conta do Banco do Brasil, após um erro inicial que fez o depósito ir para uma conta da Caixa. Com essa regularização, a empresa aguarda uma análise da Procuradoria-Geral da República (PGR) para saber se poderá voltar a operar no Brasil.
O pedido de desbloqueio foi feito após a rede social resolver uma pendência importante: a reativação de sua representação legal no país, que havia sido encerrada quando Musk decidiu fechar o escritório da empresa no Brasil. Esse fechamento aconteceu depois que a rede foi multada por não retirar do ar perfis investigados por publicações com mensagens antidemocráticas.
No fim de agosto, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o X saísse do ar justamente por não ter mais um representante no Brasil, o que é uma exigência legal para qualquer empresa que opere no país. Agora, com o pagamento da multa e a advogada Rachel Villa Nova reassumindo como representante legal da empresa, o pedido para a rede voltar ao ar foi enviado à PGR para um parecer.
Após a manifestação da Procuradoria, caberá ao ministro Moraes decidir se o X será liberado para voltar a funcionar no Brasil. A expectativa é de que a decisão seja anunciada em breve.
Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!