Florianópolis e São José uniram esforços para resolver os problemas na área conhecida como “faixa de Gaza”, localizada no viaduto da Via Expressa entre as duas cidades. O DNIT apresentará um projeto para melhorar a mobilidade urbana e fechar espaços para evitar que o local se torne um lixão a céu aberto.
Em uma reunião organizada pelo Ministério Público de Santa Catarina, ficou acordado que as prefeituras trabalharão em conjunto com órgãos de segurança, assistência social e limpeza urbana para enfrentar os problemas na região. A Polícia Militar de Santa Catarina estará presente para garantir a segurança no local.
O objetivo é combater a criminalidade, como o tráfico de drogas e furtos, além de fornecer assistência a pessoas em situação de rua que necessitam de tratamento e acolhimento. Também será realizada a limpeza diária do lixo de forma permanente pelos dois municípios.
O prefeito de Florianópolis destacou a importância de organizar melhor a região do viaduto, incluindo a parte debaixo que costuma acumular lixo. A integração das guardas municipais, com apoio da Polícia Militar, será fundamental para deixar a área mais organizada.
O comandante da Polícia Militar ressaltou a importância da integração entre os órgãos para enfrentar o problema de forma coordenada. Uma nova reunião está agendada para o dia 9 de abril para avaliar e estudar as primeiras ações a serem tomadas.