A Receita Federal disponibilizou nesta sexta-feira, dia 23 de agosto, a consulta ao quarto lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2024. Os contribuintes que aguardam pela restituição poderão verificar se fazem parte deste lote a partir das 10h, acessando a página da Receita na internet ou utilizando o aplicativo da Receita Federal em seus dispositivos móveis.
O pagamento das restituições será realizado no próximo dia 30 de agosto, beneficiando mais de 5,3 milhões de pessoas. Este lote inclui um valor total superior a R$ 6,8 bilhões, contemplando também restituições residuais de anos anteriores para aqueles que caíram na malha fina, mas que já regularizaram suas pendências.
LEIA TAMBÉM: Em Florianópolis, UFSC oferece curso GRATUITO sobre declaração de Imposto de Renda
LEIA TAMBÉM: Lula sanciona lei que altera tabela do Imposto de Renda
LEIA TAMBÉM: Descubra como você pode aumentar a restituição do Imposto de Renda
Dentro desse montante, cerca de R$ 469,1 milhões serão destinados a grupos prioritários, incluindo idosos com mais de 60 anos, pessoas com deficiências físicas ou mentais, portadores de doenças graves, e professores que tenham o magistério como principal fonte de renda. Além disso, foram incluídos neste lote 47.238 contribuintes priorizados em função do estado de calamidade decretado no Rio Grande do Sul.
Para aqueles que não estiverem na lista deste lote, é possível acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) para verificar o extrato da declaração e, caso necessário, enviar uma declaração retificadora para corrigir eventuais informações incorretas, aguardando os próximos lotes.
O pagamento da restituição é efetuado diretamente na conta bancária informada pelo contribuinte, ou por meio de chave Pix. Se houver algum problema com o crédito, como conta desativada ou erro nos dados bancários, os valores ficarão disponíveis para resgate no Banco do Brasil por até um ano. O resgate pode ser agendado pelo Portal BB ou por meio da Central de Relacionamento do banco.
Caso o valor não seja resgatado dentro desse prazo, o contribuinte deverá solicitá-lo novamente por meio do Portal e-CAC, acessando a área de “Declarações e Demonstrativos” e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
> Consulta ao quarto lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2024.
> Caso o contribuinte não esteja na lista, deverá entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato da declaração.
Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!