São José está prestes a transformar a região de Barreiros com a criação de uma nova e moderna Avenida Beira-Mar. O projeto, que tem uma extensão de 3,7 quilômetros, ainda aguarda a licença ambiental do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina, mas já conta com financiamento aprovado pelo Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata). A previsão é que as obras comecem em 2025, após o lançamento de uma licitação pública internacional, ainda este ano, para selecionar a empresa responsável pela execução.
Ver essa foto no Instagram
Com um investimento total de US$ 54 milhões, a nova Beira-Mar de Barreiros será muito mais do que uma avenida. Além das seis pistas de tráfego e da via marginal, o projeto inclui uma ciclovia, calçadão, pista de skate, quiosques, áreas de estacionamento e espaços para lazer e cultura. A iniciativa promete revitalizar a mobilidade urbana de São José e será acompanhada por melhorias em 2,8 quilômetros de vias de acesso, facilitando a circulação de pedestres, ciclistas e motoristas.
Ligando o Rio Büchler ao Rio Três Henriques, o projeto traça uma nova conexão entre São José e a BR-101, com a expectativa de, no futuro, se unir à Beira-Mar Continental de Florianópolis, oferecendo aos moradores e visitantes uma integração mais fluida entre as cidades.
A Beira-Mar de Barreiros é uma visão de longa data, idealizada há mais de 30 anos, e se aproxima agora de virar realidade. Para São José, essa obra representa mais do que um projeto de mobilidade; é uma aposta no desenvolvimento sustentável e na qualidade de vida. A cidade já demonstrou ter condições financeiras sólidas para conduzir essa grande operação, e a população espera ansiosa pela conclusão desse sonho coletivo, que finalmente está perto de sair do papel.
Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!