O projeto dos túneis no Morro dos Cavalos, na BR-101, em Palhoça, está parado e aguardando uma decisão importante da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT): quem será a concessionária responsável pela construção, a Arteris ou a CCR.
A definição sobre qual empresa vai assumir a obra é fundamental para que ela finalmente saia do papel. A ANTT está analisando se o projeto será incluído no contrato da Arteris, que administra o trecho Norte da BR-101, onde fica o Morro dos Cavalos, ou se ficará com a CCR, responsável pelo trecho Sul, que tem um pedágio mais barato.
A discussão sobre qual concessão deve incorporar a obra envolve também questões econômicas. Isso porque o custo estimado dos túneis é de R$ 1,1 bilhão. A Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) sugeriu que o projeto fique com a CCR, já que a empresa teria até 2050 para recuperar o investimento por meio da cobrança do pedágio.
Esse projeto é antigo. Ele chegou a ser licitado em 2016, com custo estimado em R$ 306 milhões e previsão de 36 meses de obras. No entanto, em 2017, o Tribunal de Contas da União (TCU) cancelou a licitação, alegando falta de recursos até mesmo para outras obras importantes em Santa Catarina, como as BRs 470 e 280.
Agora, em 2025, o projeto volta ao debate com a expectativa de uma decisão da ANTT que possa finalmente destravar essa obra tão esperada. Enquanto isso, a população de Palhoça e toda a região continua esperando por uma solução definitiva para o trecho perigoso e congestionado do Morro dos Cavalos.
Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!