A Prefeitura de Florianópolis deu início na última quarta-feira (13) à revitalização do entorno da nova ponte da Lagoa da Conceição. O primeiro serviço corresponde à construção do novo terminal lacustre, de onde saem embarcações do Centrinho para a Costa da Lagoa, e vice-versa. O atual terminal, no entanto, continua funcionando normalmente, uma vez que será desativado somente quando o novo estiver pronto. A obra é conduzida pela Secretaria de Transportes e Infraestrutura.
Com estrutura arquitetônica moderna, o novo terminal lacustre será construído a cerca de 40 metros do atual, sentido Avenida das Rendeiras. Ele será composto de área para espera das embarcações coberta com bancos de madeira e sanitários com acessibilidade, e bicicletários, além de controle de acesso e zeladoria.
As obras iniciaram pelo desmonte do deck do atracadouro público próximo do terminal lacustre atual, à esquerda da ponte existente, também no sentido das Rendeiras – aliás, o atracadouro precisou ser desativado por conta desses serviços. Antes disso, na segunda-feira (11), a área a ser trabalhada foi fechada com tapumes. Em seguida, será executado aterro em rocha que vai servir de base para o novo terminal e, na sequência, a edificação do terminal.
Mais tarde, após a demolição da ponte atual – que ocorrerá somente após a conclusão da nova ponte – os aterros das duas cabeceiras “antigas” ganharão ampla infraestrutura de lazer com áreas de contemplação das belezas naturais, playground, academia de ginástica e praça públicas.
Importância do terminal
O terminal lacustre da Lagoa, que hoje fica bem na cabeceira da ponte existente, no lado do Centrinho, é de suma importância para viabilizar o deslocamento de quem reside ou quer conhecer e aproveitar as belezas naturais e os restaurantes da Costa da Lagoa, onde se chega apenas de barco ou a pé por trilha.
Afinal, o local funciona todos os dias da semana com saídas e chegadas das embarcações que fazem a rota Centrinho-Costa da Lagoa-Centrinho de hora em hora. É uma frota rotativa composta por 27 barcos que, juntos, têm capacidade total de 1.626 passageiros. Sendo que, fora da temporada de verão, são ao todo 19 saídas e 16 chegadas nesse terminal lacustre do Centrinho, nos dias úteis, e 14 saídas e 13 chegadas, aos finais de semana. Mas, na alta temporada, com o grande fluxo de turistas na cidade, embora os horários das “viagens” sejam os mesmos, a quantidade de embarcações em atividade na água aumenta, chegando a triplicar o número de passageiros.
Por isso, o secretário de Transportes e Infraestrutura, Rafael Hahne, ressalta que “a obra da nova ponte da Lagoa não é só de mobilidade, mas de melhorias em vários eixos como também acessibilidade, conexão para os ciclistas, melhor condição de saneamento ampliando a seção de vazão, e melhoria urbana com todo o entorno adequado, inclusive, com o novo terminal lacustre que vai aumentar muito a qualidade desse tipo de serviço. Então, é uma obra muito importante para a Lagoa da Conceição”.
Construção na nova ponte
Iniciada em abril, a construção da nova ponte da Lagoa da Conceição conta, no momento, com três bate-estacas. Elas atuam no estaqueamento em madeira do escoramento provisório da futura travessia. Mais pra frente, vai acontecer em paralelo serviço de estaqueamento com estacas metálicas, com vistas à fundação dos nove pilares que vão fazer a sustentação da nova ponte.
Também vale informar que está sendo finalizado o aterro em rocha que vai abrigar a cabeceira da ponte em construção na região do Centrinho, perto de onde será a rótula do sistema viário de acesso à futura travessia. O aterro em rocha com o mesmo fim, no lado oposto da lagoa, próximo da Avenida das Rendeiras, por sua vez, já foi concluído.
A construção da maior travessia do interior da Ilha de Santa Catarina tem o objetivo ambiental de melhorar a oxigenação entre a Lagoa da Conceição e a Lagoa Pequena, no Campeche. Além de embelezar ainda mais a região com um projeto arquitetônico de tirar o fôlego que engloba a revitalização do entorno da ponte e a melhoria da passagem das embarcações.
Os benefícios de toda essa infraestrutura de ponta vão decorrer do fato de que a altura livre, ou seja, a distância entre a lâmina d’água da Lagoa da Conceição e a ponte a ser edificada, será três vezes maior, se comparado à ponte existente. Isso porque, atualmente, na máxima maré, essa altura é de 1,80 metros, e passará a ser de seis metros. Sendo que a mesma proporção valerá para o vão livre, ou seja, o espaço para a passagem de embarcações sob a ponte, que hoje é de apenas nove metros e será de 30 metros.
De acordo com o projeto executivo, a nova ponte da Lagoa da Conceição ficará à direita da ponte atual – que se encontra desgastada e subdimensionada para o fluxo de veículos da região. Terá estrutura de concreto armado com guarda-corpos e formato curvo, 214 metros de extensão e 17 metros de largura, com duas faixas de rolamento de 3,5 metros de largura. Além de dois passeios (nas laterais de cada faixa) com 2,5 metros de largura e uma ciclovia bidirecional (com duas faixas em sentidos contrários) de 2,80 metros de largura, favorecendo pedestres e ciclistas. Aliás, a geometria da ponte dará condições de conectar a ciclovia das Rendeiras com a ciclovia e a ciclofaixa que vão ligar com o terminal da Lagoa (Tilag), ou seja, permitirá outros modais e dará acessibilidade.
As obras contam com as devidas licenças ambientais provisória (LAP) e de instalação (LAI), concedidas pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), assim como as autorizações da Secretaria do Patrimônio da União (SPU) e da Capitania dos Portos. Elas estão sendo executadas pela empresa Cejen Engenharia Ltda. pelo prazo de dois anos. O investimento é da ordem de R$ 53 milhões.