Na manhã desta quarta-feira (24 de julho), a Polícia Civil de Santa Catarina, através da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO/DEIC), deflagrou a segunda fase da operação Tio Patinhas. A operação visa desmantelar um grupo criminoso envolvido em tráfico de drogas, associação ao tráfico, lavagem de dinheiro e comércio ilegal de armas de fogo e munições.
Cerca de 400 policiais civis foram mobilizados para cumprir 70 mandados de busca e apreensão em diversas cidades, incluindo Palhoça, São José, Florianópolis, Biguaçu, Forquilhinha, Santo Amaro da Imperatriz, Balneário Camboriú, Itajaí, Tubarão, Garopaba, Rio do Sul e Barra Velha. A operação também incluiu a apreensão de três veículos de luxo, decretada pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Palhoça com parecer favorável da 5ª Promotoria de Justiça de Palhoça.
A operação Tio Patinhas teve sua primeira fase concluída com a prisão em flagrante de dois indivíduos e a apreensão de cerca de 40 kg de drogas. Na ocasião, foram confiscados três veículos de luxo avaliados em aproximadamente R$ 1,5 milhão, incluindo um Jaguar, uma Porsche Cayenne e um HB20. Além disso, dois imóveis foram indisponibilizados pela justiça.
Com o aprofundamento das investigações após a primeira fase, foram identificados outros 45 envolvidos no esquema criminoso, levando à deflagração da segunda fase da operação. Durante a ação desta manhã, cinco indivíduos foram presos em flagrante por tráfico de drogas e cerca de 6 kg de entorpecentes foram apreendidos. Em uma das residências, que estava vazia no momento da busca, a polícia encontrou uma pistola calibre 9mm e munições.
Os detidos foram levados à DEIC para os procedimentos legais. A operação Tio Patinhas, com seu grande alcance e mobilização policial, reflete o esforço contínuo das autoridades para combater o crime organizado e garantir a segurança pública na região.
Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!