Com o intuito de estar cada vez mais alinhada com o uso das tecnologias e, através dela, melhorar os serviços de segurança oferecidos à população, guardas municipais de Florianópolis estão realizando o curso de Operador de Aeronaves Remotamente Pilotadas (COARP), promovido pelo Centro de Aperfeiçoamento, Capacitação, Formação e Treinamento da Guarda Municipal de Florianópolis (CACFT).
Esta é a quarta turma que está fazendo o curso, disponível desde o ano passado, e que já habilitou mais de dez guardas municipais de Florianópolis a pilotar drones. Além da GMF, agentes da Polícia Civil de Santa Catarina, da Guarda Municipal de São José, da Guarda Municipal de Rio do Sul também estão participando das aulas, que acontecem de segunda a quarta-feira com carga horária de 25 horas.
Após a capacitação, os profissionais habilitados podem utilizar a prática para atuar em diversas frentes, como no monitoramento de trânsito, no mapeamento de áreas com suspeitas de degradação ambiental e na prevenção de desastres. A visão aérea permite que decisões mais embasadas sejam tomadas, principalmente em eventos com grande concentração de público, como a Maratona Cultural, que aconteceu no último fim de semana na Capital.
“Temos tido uma preocupação muito grande em deixar nossas equipes cada vez mais capacitadas para atender às demandas necessárias em uma cidade como Florianópolis. A segurança e o bem-estar dos cidadãos são nossas prioridades”, explica o secretário de Segurança e Ordem Pública de Florianópolis, Araújo Gomes.