O terreno da Penitenciária de Florianópolis, localizado no bairro Agronômica, vai ganhar uma nova função. Avaliado em R$ 250 milhões, o espaço será transformado em um complexo público com áreas para lazer, cultura e esportes. A ideia é construir uma praça, biblioteca, museu, restaurante, espaços esportivos e áreas de passeio.
Para isso, o governo do Estado pretende transferir os mais de 2.000 presos que estão atualmente na penitenciária para novos presídios modulares, que serão construídos em cidades da Grande Florianópolis. A expectativa é que essa mudança ocorra até 2026, com o fim do atual mandato do governador.
A região onde está o presídio é bastante valorizada, e a desativação do complexo já começou a impactar o mercado imobiliário local, com a expectativa de crescimento nos preços dos imóveis em até 70%. Empresários e moradores comemoram a decisão, que promete trazer mais segurança, qualidade de vida e desenvolvimento econômico.
Além disso, entidades defendem que o novo espaço seja pensado de forma democrática, oferecendo equipamentos que beneficiem toda a população, como parques, hospitais ou centros culturais. Com a mudança, o bairro da Agronômica vai ganhar um novo fôlego, atraindo mais empresas, negócios e oportunidades para todos que vivem na região.
Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!