Uma grande transformação pode acontecer no bairro Agronômica, em Florianópolis. A área onde hoje funciona o Complexo Penal da Capital pode dar lugar a um espaço de cultura e lazer nos próximos anos.
A mudança já tem o apoio da população. Uma consulta pública realizada pelo Governo do Estado mostrou que 86,9% dos participantes aprovam a ideia de transformar o local em um centro cultural. O levantamento contou com 1.816 respostas e reforça um desejo antigo da comunidade de ver a penitenciária sendo substituída por algo positivo para a cidade.
O projeto prevê que a área se torne um espaço multifuncional, reunindo lazer, arte e cultura. A pesquisa também revelou que 70% das pessoas apoiam a inclusão de atividades comerciais, como cafés e restaurantes, garantindo a sustentabilidade do local. Além disso, eventos como shows, festivais e apresentações musicais estão entre os mais desejados pelos moradores.
A iniciativa faz parte do programa Cidade da Cultura, lançado pelo governo estadual. Agora, a próxima etapa envolve estudos de viabilidade, consultas ao mercado e audiências públicas. A ideia é abrir um processo de licitação para escolher um parceiro privado que ficará responsável pelo espaço por um período entre 15 e 30 anos.
A expectativa é que a mudança traga desenvolvimento e novas oportunidades para o bairro Agronômica, transformando um local antes marcado pelo sistema prisional em um ponto de encontro para cultura, arte e lazer.
Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!