Pescadores de várias colônias do litoral de Santa Catarina participaram de uma importante reunião em Florianópolis para se cadastrar no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O evento, que aconteceu na sede da Epagri, foi promovido em parceria entre a Secretaria de Assistência Social, a Secretaria de Aquicultura e Pesca e a Federação dos Pescadores de Santa Catarina (Fepesc). Ao todo, representantes de 12 colônias de pescadores estiveram presentes.
Durante a reunião, os pescadores puderam entender melhor como o PAA funciona, além de saber quais documentos são necessários para se cadastrarem. O programa visa incentivar a venda de pescados e garantir uma renda justa para os pescadores artesanais. O foco é também garantir que o pescado chegue a quem mais precisa, por meio da distribuição em redes de assistência social.
Para os pescadores, essa iniciativa é uma forma de valorização, pois possibilita que os produtos da pesca artesanal, como ostras, mariscos e camarões, sejam incluídos na lista de alimentos que os municípios podem comprar por meio do PAA. Dessa forma, os pescadores têm a chance de ampliar suas vendas e alcançar novos mercados.
Santa Catarina se destaca como o estado com a maior frota pesqueira do Brasil, além de ser um grande produtor de ostras, mexilhões e outros frutos do mar. O setor pesqueiro é responsável por 25% dos empregos no ramo em todo o país, o que reforça a importância desse tipo de ação para a economia local.
Com o edital do PAA, o estado tem R$ 10 milhões disponíveis para a compra de alimentos em 130 municípios. Esses alimentos serão destinados a unidades da rede de ensino, saúde e segurança alimentar, além de instituições filantrópicas e outras que prestam serviços sociais. O programa é uma oportunidade tanto para os pescadores artesanais quanto para quem depende desses alimentos em programas de assistência.
Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!