O portal “São José + Empregos”, lançado em 2021 pela Prefeitura de São José, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, com o objetivo de auxiliar e criar um ambiente em que as empresas divulgam as vagas de empregos e também que as pessoas disponibilizem currículos para encontrar oportunidades nas respectivas áreas de atuação, será renovado por um período de mais dois anos. A ferramenta está disponível no portal do Município.
O diretor de Turismo e Eventos, Luiz Philipe Costa, informa que além de ofertar vagas no mercado de trabalho, o “São José + Empregos” também coloca à disposição cursos gratuitos para desenvolvimento de novas habilidades e conhecimentos. Estágios, empregos de auxílio e analista são algumas das oportunidades que estão publicadas e podem ser acessadas. São parceiros da iniciativa a cooperativa Ailos, Google, Instituto Ayrton Senna, Sebrae, Senar, Senac, Senai e SEST SENAT.
Neste período de funcionamento do portal, foram ofertadas pelas empresas josefense 862 empregos e destes atualmente há 62 vagas em abertas. No total, mais de 1.400 trabalhadores já cadastraram seus currículos no portal e atualmente há 209 cursos on-line gratuitos. “Queremos ampliar o número de empresas que ofertam empresas por meio do portal, atualmente há apenas 150 empresas”.
O prefeito Orvino Coelho de Ávila, destaca que a adesão do município ao sistema do Movimento Santa Catarina pela Educação é um avanço para o desenvolvimento. “O município de São José é protagonista quando o assunto é geração de vagas de emprego, para isso estamos renovando esta plataforma, que incentiva e promove ainda mais o crescimento das pessoas que vivem aqui”, afirmou Orvino.
A secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação do município, Rose Bartuckeski, destaca a importância do “São José + Empregos”. “É uma plataforma que vai além, São José conta com um espaço para quem procura de vagas e também capacitação e de incentivo ao desenvolvimento pessoal e profissional do cidadão”.
O portal “São José + Empregos” é vinculado ao Movimento Santa Catarina pela Educação, criado em 2012. A ação é uma iniciativa da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), em parceria com instituições, com o propósito de estimular a ampliação da escolaridade e qualificação profissional dos trabalhadores catarinenses.