Um pouso de emergência em plena Praia do Sonho, em Palhoça, na tarde deste sábado, 10 de agosto, surpreendeu quem aproveitava o dia ensolarado à beira-mar. Por volta das 14h, um avião de pequeno porte, um monomotor com capacidade para três passageiros e o piloto, precisou realizar um pouso forçado na faixa de areia, gerando tensão entre os banhistas que estavam no local.
Os momentos de apreensão começaram quando algumas pessoas na praia notaram o avião voando baixo e escutaram um barulho estranho, que parecia indicar falhas no motor. “Quando vi o avião, ele já estava sem o barulho do motor ou com ele falhando. Foi um susto grande porque ele passou bem perto de onde estávamos, com muitas famílias e crianças por perto”, relatou uma das testemunhas, Fatiane Silveira.
LEIA TAMBÉM: Qual foi o problema no avião que causou o fechamento do aeroporto em Florianópolis
LEIA TAMBÉM: Aeroporto de Florianópolis é fechado após problemas com avião
LEIA TAMBÉM: Em Florianópolis, MPSC decreta luto oficial por morte de servidor e filhinha em queda de avião
Ver essa foto no Instagram
O piloto, demonstrando habilidade e sangue frio, conseguiu controlar a aeronave e direcioná-la para a areia, onde realizou o pouso. Embora o avião tenha derrapado ao tocar o solo, o piloto conseguiu parar a aeronave sem que ninguém se ferisse. As imagens do momento do pouso foram registradas por pessoas que estavam na praia e rapidamente começaram a circular nas redes sociais, mostrando o clima de tensão seguido de alívio entre os presentes.
LEIA TAMBÉM: Avião com destino a Florianópolis cai e deixa dois mortos
LEIA TAMBÉM: Vai ficar acessível viajar de avião; passagens aéreas por apenas R$ 200 começa nesta semana
LEIA TAMBÉM: O dia que mudou a vida de Florianópolis: A queda do avião em 1980
Apesar do susto, não houve registro de feridos, e as autoridades, como o Corpo de Bombeiros de Santa Catarina e a Polícia Militar de Palhoça, não foram acionadas para o incidente. A aeronave, que pertence a uma empresa de Biguaçu e estava em condições normais de aeronavegabilidade, foi retirada da praia com a ajuda de uma caminhonete, sem maiores complicações.
O episódio serviu como um alerta, mas também como uma demonstração da capacidade de resposta rápida em situações de emergência, tanto por parte do piloto quanto das pessoas que estavam na praia, que, apesar do susto, conseguiram manter a calma diante do inesperado.
Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!